domingo, 8 de novembro de 2009

EAD antes e depois da Internet

A aplicação de novas tecnologias na Educação a Distância (EAD), especialmente aquelas ligadas à Internet, vem modificando o panorama dentro deste campo de tal modo que seguramente podemos falar de uma EAD antes e depois da Internet. Antes da Internet tínhamos uma EAD que utilizava apenas tecnologias de comunicação de um-para-muitos (rádio, TV) ou de um-para-um (ensino por correspondência). Via Internet temos as três possibilidades de comunicação reunidas numa só mídia: um-para-muitos, um-para-um e, sobretudo, muitos-para-muitos. É esta possibilidade de interação ampla que confere à EAD via Internet um outro status e vem levando a sociedade a olhar para ela de uma maneira diferente daquela com que olha outras formas de EAD.

Durante muito tempo educação a distância foi considerada, para usar as palavras do filósofo francês Pierre Lévy, uma espécie de "estepe" do ensino, utilizada principalmente quando outras modalidades de educação falhavam.

Se o sistema educacional convencional falhava em proporcionar escolaridade mínima a uma parcela significativa da população, então a educação a distância era chamada para suprir esta lacuna. Com isto, a sociedade se acostumou a olhar para a EAD como uma educação "de segunda categoria", a ser utilizada especialmente por aqueles que não tiveram oportunidade de uma educação presencial convencional. A linguagem e o formato dos programas de EAD por meio do rádio e da televisão mostravam que eles estavam dirigidos para uma parcela economicamente desfavorecida da sociedade, muitas vezes excluída do sistema educacional.
De repente, chega a Internet e os congressos e encontros de Educação a Distância lotam de gente interessada em conhecer as novas tecnologias a ela aplicadas. Jornais e revistas começam a dar destaque a projetos de escolas e universidades virtuais. E isto não é um fenômeno isolado, brasileiro. Mundialmente as melhores e mais caras universidades começam a montar seus campos virtuais e a oferecer Educação a Distância via Internet.
De um lado está o "charme" e o apelo da novidade: hoje tudo o que envolve Internet chama a atenção. De outro lado há a percepção clara de que estamos diante de uma tecnologia que permite coisas impensáveis em outras modalidades que utilizam outras tecnologias, como, por exemplo, a formação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa, isto é, comunidades compostas por pessoas que estão em diversas partes do mundo e que interagem todas com todas sem que necessariamente estejam juntas ou conectadas na mesma hora e no mesmo lugar - em modo assíncrono, como dizem os especialistas. Uma mensagem pode ser enviada num determinado horário para um grupo de 30 ou 40 pessoas que a lerão cada uma num horário diferente e a ela reagirão também cada uma no seu tempo, sustentando-se

um debate por dias seguidos. Via Internet pode-se experimentar aprender junto com outros, interagindo com muitos, independente do tempo e do lugar de cada um.
Trechos de Panorama atual da Educação a Distância no Brasil
Wilson Azevedo
Veja o texto integral
(Extraído de http://www.tvebrasil.com.br)

Um comentário:

  1. Em relação a educação a distãncia é importante também que tenha um plano de tutoria bem estruturado,pois permitirá uma comunicação mais eficiente com os cursistas de responsabilidade.A tutoria demanda tempo e dedicação para que o acompanhamento seja adequado.

    ResponderExcluir

Comentários das apresentações dos blogs dos nossos colegas.



AULA DIA 13/11/2009.

I - GRUPO
TEMA DO BLOG: EaD O SUCESSO DEPEDENDE DE VOCÊ
Foi discutido pelo nosso grupo as questões relacionadas a esta modalidade de ensino e sua evolução acompanhando as tecnologias atuais, onde podemos entender como a tecnlogia faz parte do nosso cotidiano. fala da EAD, e suas vantagens e desvantagens que a educação a distância tem, no que ela ajuda e no que ela atrapalha na carreira profissional de uma pessoa.

II - GRUPO
TEMA DO BLOG: O CINEMA VAI À SALA DE AULA

É enfatizada a utilização desses recursos tecnológicos e cinematográficos para auxiliar na aprendizagem em sala. trazendo assim uma aula mais prazerosa e interessante para as crianças e adolescentes. Selecionando filmes que tenham relações com o conteúdo esquematizado para cada turma. Com isso as aulas não fiquem monótonas e com a visualização é mais armazenado na mémoria dos mesmos.

III - GRUPO
TEMA DO BLOG: O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Ressaltaram a importância da tecnologia, e sua utilização na Educação Inclusiva, e como ela os auxiliam, assim como auxiliar a todos nós, mas para as pessoas com necessidades educativas especiais elas estão cada ve mais sendo programadas para auxiliar ainda mais pessoas com diversas necessidades. Essas pesquisas nos revelam que pessoas e iniciativas públicas estão cada vez mais buscando melhorar a qualidade de vida destas pessoas especiais se apropriando as novas tecnologias, e melhorando o acesso da Educação Inclusiva pelas mesmas.


AULA DIA 20/11/2009.

I- GRUPO:
TEMA DO BLOG: NOVAS MANEIRAS DE ENSINAR
. Inovações tecnológicas para a educação onde o computador conectado à rede é uma maneira muito ampla para o educador explorar a busca do conhecimento dos seus alunos.
. As inovações mais usadas são: O computador, dvd, câmaras digitais, datashow, retroprojetor, a televisão, o rádio e etc. Estas inovações podem e devem ser utilizadas na sala de aula, pois é uma forma atrativa para os alunos de todas as séries.
. Ambiente educacional rico em tecnologias: A busca do sentido.
. A educação e tecnologias precisam se encontrar no Brasil.
. Uma pesquisa:alunos afirma que alguns professores não utilizam as tecnologias em sala de aula (50%)
. É relatado que a nossa realidade está mudando e devemos aplicar as tecnologias.
. O grupo utilizou slides falando sobre a importância da tecnologia na sala de aula.


II - GRUPO:
TEMA DO BLOG: CANTINHO DA CORUJA
.Foi apresentado um slide interessante. O objetivo é proporcionar a interação dos alunos.
.Foi relatado na apresentação que crianças, adolescentes estão bem atualizados com as tecnologias, onde existe pessoa que ainda não consegue dominar essa área.
.Foi aplicado os links sobre educação.

III- GRUPO:
TEMA DO BLOG: PONTO EDUCACIONAL

Apresentado por Douglas Alves, que utiliou slides sobre a construção do conhecimento, que enfatizou os avanços tecnológicos como processo de ensino-aprendizagem, ferramentas on-line como ambientes virtuais, redes sociais onde redes permitem a divulgação de trabalhos, participações em fóruns etc.

AULA DIA 27/11/2009.

I - GRUPO:
TEMA DO BLOG: INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Enfatizaram o envolvimento e curiosidade da criança em relação as novas tecnologias, em especial ao computador. Também falou-se sobre a problemática que existe sobre os professores que resistem a aprender e usar as tecnologias em seus trabalhos com as crianças, ou seja, na educação infantil. É preciso que haja essa interação entre o professor e a criança no uso das tecnologias, assim como toda a equipe da escola precisa se envolver nessa inovação. o laboratório de informática podem ser usado para várias pesquisas,com todas as matérias e não somente para ensinar a manusear a máquina. È importante porém ter cuidado com o ecesso do uso do computador e saber selecionar o conteúdo para a criança.

II - GRUPO
TEMA DO GRUPO: DESENVOLVENDO HABILIDADES

Este grupo traz a temática de como trabalhar a língua estrangeira no ambiente virtual.
Interrogação sobre a prática oral no caso da língua estrangeira. Questões virtuais desde cedo, cada vez mais as crianças estão acessando as tecnologias com grande habilidade. As perspectivas das habilidades de trabalhar o ensino de línguas estrangeiras no ambiente virtual. O grupo trouxe um vídeo com autoria de Robson, um dos integrantes, onde ele faz uma entrevista com uma colega recém formada da modalidade EaD do curso de espanhol pela UNIT. Onde ele vai discuti as questões relacionadas à sua formação e as comparações com as técnicas usadas na educação a distância.

GRUPO III
TEMA DO BLOG: INSTRUMENTO EDUCATIVO

Falaram sobre a importância que têm as tecnologias, pois é possível armazenar milhares de conteúdos e com rápido acesso, ou seja, os conteúdos estão organizados e salvos para serem encontrados a qualquer momento. Os trabalhos produzidos podem ser vistos por inumeras pessoas em todo mundo. E ainda podemos postar vídeos, mensagens, fotos, artigos, amigos, comunidades e diversos outros recursos de interação. O blog é uma pasta virtual, assim como outros programas e sites da internet. Foi ressaltado que é preciso ter cuidados com os direitos autorais.

GRUPO IV:
TEMA DO BLOG: FONTES E BIBLIOTECAS VIRTUAIS

Estes recursos virtuais veêm ajudando na carência das bibliotecas nacionais. Diminui a distância e a inclusão digital.
As vantagens: O rápido acesso, a preservação do material, custo mais barato, e pode ser enriquecido o conteúdo.

O colega Francisco Pitanga não apresentou seu blog, mas damos os nossos parabéns, pois está bem interessante seu trabalho de realização e construção de seu blog.