segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Resultados da Pesquisa

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) nos últimos cinco anos, a modalidade do Ensino a Distância (EAD) cresceu em 270% enquanto as matrículas para os velhos cursos presenciais para a formação de professores para a educação básica cresceu em apenas 17%.

De 2003 a 2006 houve um aumento de 571% em número de cursos e de 315% no número de matrículas. Em 2005, os alunos de EAD representavam 2,6% do universo dos estudantes. Em 2006 essa participação passou a ser de 4,4%. A Associação Brasileira de Educação a Distância calcula que, em 2007, mais de dois milhões de brasileiros utilizaram a educação a distância. Essa evolução vem acompanhada de um rendimento positivo dos alunos. Segundo os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), das 13 áreas em que se podem comparar estudantes da educação presencial com àqueles a distância, observa-se que em sete: administração, biologia, ciências sociais, física, matemática, pedagogia e turismo, os alunos de curso a distância foram melhores do que os alunos de aulas presenciais.

Com esta nova ferramenta de comunicação, a TV Panorama busca facilitar a aprendizagem a distância, com uma preocupação constante em oferecer o melhor conteúdo ao usuário que terá uma senha de acesso a vídeos, arquivos de áudio e um fórum de acordo com seu horário. No final do curso, o aluno pode ainda passar por uma prova para testar sua capacitação.

fonte:MEC
--------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Não importa como seja a forma, o importante é que haja um compromisso com propriedade na apropriação dos bons conteúdos educativos que são propostos para serem trabalhados.
    O blog está muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir

Comentários das apresentações dos blogs dos nossos colegas.



AULA DIA 13/11/2009.

I - GRUPO
TEMA DO BLOG: EaD O SUCESSO DEPEDENDE DE VOCÊ
Foi discutido pelo nosso grupo as questões relacionadas a esta modalidade de ensino e sua evolução acompanhando as tecnologias atuais, onde podemos entender como a tecnlogia faz parte do nosso cotidiano. fala da EAD, e suas vantagens e desvantagens que a educação a distância tem, no que ela ajuda e no que ela atrapalha na carreira profissional de uma pessoa.

II - GRUPO
TEMA DO BLOG: O CINEMA VAI À SALA DE AULA

É enfatizada a utilização desses recursos tecnológicos e cinematográficos para auxiliar na aprendizagem em sala. trazendo assim uma aula mais prazerosa e interessante para as crianças e adolescentes. Selecionando filmes que tenham relações com o conteúdo esquematizado para cada turma. Com isso as aulas não fiquem monótonas e com a visualização é mais armazenado na mémoria dos mesmos.

III - GRUPO
TEMA DO BLOG: O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Ressaltaram a importância da tecnologia, e sua utilização na Educação Inclusiva, e como ela os auxiliam, assim como auxiliar a todos nós, mas para as pessoas com necessidades educativas especiais elas estão cada ve mais sendo programadas para auxiliar ainda mais pessoas com diversas necessidades. Essas pesquisas nos revelam que pessoas e iniciativas públicas estão cada vez mais buscando melhorar a qualidade de vida destas pessoas especiais se apropriando as novas tecnologias, e melhorando o acesso da Educação Inclusiva pelas mesmas.


AULA DIA 20/11/2009.

I- GRUPO:
TEMA DO BLOG: NOVAS MANEIRAS DE ENSINAR
. Inovações tecnológicas para a educação onde o computador conectado à rede é uma maneira muito ampla para o educador explorar a busca do conhecimento dos seus alunos.
. As inovações mais usadas são: O computador, dvd, câmaras digitais, datashow, retroprojetor, a televisão, o rádio e etc. Estas inovações podem e devem ser utilizadas na sala de aula, pois é uma forma atrativa para os alunos de todas as séries.
. Ambiente educacional rico em tecnologias: A busca do sentido.
. A educação e tecnologias precisam se encontrar no Brasil.
. Uma pesquisa:alunos afirma que alguns professores não utilizam as tecnologias em sala de aula (50%)
. É relatado que a nossa realidade está mudando e devemos aplicar as tecnologias.
. O grupo utilizou slides falando sobre a importância da tecnologia na sala de aula.


II - GRUPO:
TEMA DO BLOG: CANTINHO DA CORUJA
.Foi apresentado um slide interessante. O objetivo é proporcionar a interação dos alunos.
.Foi relatado na apresentação que crianças, adolescentes estão bem atualizados com as tecnologias, onde existe pessoa que ainda não consegue dominar essa área.
.Foi aplicado os links sobre educação.

III- GRUPO:
TEMA DO BLOG: PONTO EDUCACIONAL

Apresentado por Douglas Alves, que utiliou slides sobre a construção do conhecimento, que enfatizou os avanços tecnológicos como processo de ensino-aprendizagem, ferramentas on-line como ambientes virtuais, redes sociais onde redes permitem a divulgação de trabalhos, participações em fóruns etc.

AULA DIA 27/11/2009.

I - GRUPO:
TEMA DO BLOG: INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Enfatizaram o envolvimento e curiosidade da criança em relação as novas tecnologias, em especial ao computador. Também falou-se sobre a problemática que existe sobre os professores que resistem a aprender e usar as tecnologias em seus trabalhos com as crianças, ou seja, na educação infantil. É preciso que haja essa interação entre o professor e a criança no uso das tecnologias, assim como toda a equipe da escola precisa se envolver nessa inovação. o laboratório de informática podem ser usado para várias pesquisas,com todas as matérias e não somente para ensinar a manusear a máquina. È importante porém ter cuidado com o ecesso do uso do computador e saber selecionar o conteúdo para a criança.

II - GRUPO
TEMA DO GRUPO: DESENVOLVENDO HABILIDADES

Este grupo traz a temática de como trabalhar a língua estrangeira no ambiente virtual.
Interrogação sobre a prática oral no caso da língua estrangeira. Questões virtuais desde cedo, cada vez mais as crianças estão acessando as tecnologias com grande habilidade. As perspectivas das habilidades de trabalhar o ensino de línguas estrangeiras no ambiente virtual. O grupo trouxe um vídeo com autoria de Robson, um dos integrantes, onde ele faz uma entrevista com uma colega recém formada da modalidade EaD do curso de espanhol pela UNIT. Onde ele vai discuti as questões relacionadas à sua formação e as comparações com as técnicas usadas na educação a distância.

GRUPO III
TEMA DO BLOG: INSTRUMENTO EDUCATIVO

Falaram sobre a importância que têm as tecnologias, pois é possível armazenar milhares de conteúdos e com rápido acesso, ou seja, os conteúdos estão organizados e salvos para serem encontrados a qualquer momento. Os trabalhos produzidos podem ser vistos por inumeras pessoas em todo mundo. E ainda podemos postar vídeos, mensagens, fotos, artigos, amigos, comunidades e diversos outros recursos de interação. O blog é uma pasta virtual, assim como outros programas e sites da internet. Foi ressaltado que é preciso ter cuidados com os direitos autorais.

GRUPO IV:
TEMA DO BLOG: FONTES E BIBLIOTECAS VIRTUAIS

Estes recursos virtuais veêm ajudando na carência das bibliotecas nacionais. Diminui a distância e a inclusão digital.
As vantagens: O rápido acesso, a preservação do material, custo mais barato, e pode ser enriquecido o conteúdo.

O colega Francisco Pitanga não apresentou seu blog, mas damos os nossos parabéns, pois está bem interessante seu trabalho de realização e construção de seu blog.