sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Educação a Distância

Por: Arquibaldo Santos
       Genilma oliveira
       Katiucia Reis
       Michele Souza
       Simone Nascimento                  INTRODUÇÃO

A EaD tem uma democratização de ensino, já que engloba uma diversidade tanto cultural, social e econômica. Na educação a distância permite disponibilidade e ritmos de estudos diferenciados do ensino presencial. Apesar dos paradigmas a EaD tem alcançado seu espaço na educação, à medida que algumas instituições de renome vêm utilizando esta prática, ocasionando a credibilidade de sua certificação, deixando claro que essa é mais uma forma de educar. A educação a distância e a formação de professores é historicamente uma modalidade de ensino que vem sendo bastante significativa tanto na formação de professores, como também em outras áreas e em todos os níveis. Segue dois momentos históricos distintos como relaciona Vasconcelos, 2008.

O primeiro momento corresponde à fase em que a EaD é tida como “curso vago”, um curso que não há nenhum vínculo do aluno com a instituição que oferece o que caracteriza como curso de péssima qualidade. O segundo momento , por sua vez, corresponde à fase ou período marcados pelo contexto da chamada “sociedade do conhecimento” e do avanço das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), pela incorporação tecnológica da internet e pela regulamentação legal, ou jurídica normativa da modalidade educacional da educação a distância na formação de professores, a partir da promulgação da Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. (VASCONCELOS, 2008, p.206).
No Brasil, a EaD foi consolidada e amparada pelo poder público a partir da LDB, dando ênfase como modalidade de ensino e regulamentada dentro dos princípios educacionais nacionais. Tratam no artigo 80 as questões relacionadas a esta modalidade, que pela primeira vez foi considerada e tratada em uma legislação educacional, como uma modalidade de ensino com qualidades e avaliações de níveis iguais a tradicional educação presencial.

ALGUNS DADOS DA TRAJETÓRIA DA EaD DESDE SUAS ORIGENS

A educação foi definida pelas relações culturais de tempo, espaços e poder. (Rocha, 2007). A educação foi sendo desenvolvida a partir de contextos históricos, de como era o mundo em tempos e espaços diferentes. Foi através da evolução de formas diversas que surgiram desde a maneira do homem pensar, produzir e reproduzir em seu ambiente e cultura. Fizeram então, como que surgissem meios sociais de convivência e comunicação. São estes aspectos históricos do homem em sociedades, que diferenciaram as formas e os conteúdos culturais e formaram através do tempo e do espaço esta dimensão de fatos que estão relacionados com a educação.

A educação é conceituada por Sanvisens, 2000, como um fato humano, social, cultural e comunicativo. Na Antiguidade encontramos a figura do pedagogo e na Idade Média encontramos os monastérios como acrescenta Rocha, 2007, que em ambos os casos, a educação foi definida pelas relações culturais de tempo, espaço e poder.

As primeiras Referências da EaD no Mundo

As primeiras referências sobre a EaD foram encontradas no século XVIII, em Boston (E.U.A), e no início do século XIX, na Suécia e na Inglaterra, mas as primeiras ações institucionais de educação a distância foram registradas a partir da segunda metade do século XIX. E no fim do século XIX, muitas outras experiências foram registradas nos Estados Unidos, na universidade de Wisconsin, em 1891, também em Chicago, em 1892, e nos anos de 1894 e 1895, em Oxford, e na Suécia, foi fundado o famoso Instituto Hermod, em 1898. No século XX, observa-se a continuação desse processo de expansão de EaD pelo mundo. (ROCHA, 2007, p. 48)

A EaD no Brasil

Não foram constatados registros precisos de sua implantação no Brasil, apesar de ter sido encontrado registro de anúncio no Jornal do Brasil, onde oferecia na seção de classificados, profissionalização por correspondências. Embora tenham sido feitos alguns outros registros como estes, eles não representaram o marco da EaD no Brasil.

Coube ao Rádio ser o marco inicial de EaD no Brasil, é considerada a criação, em 20 de abril de 1923, por Edgard Roquette-Pinto e Henry Morize, cientistas e pesquisadores da Academia Brasileira de Ciências, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e, com ela, a implantação de um plano sistemático de utilização educacional. Levar educação e cultura a todos os lares brasileiros eram os objetivos. (ROCHA, 2007, p.50-51)

A partir da segunda metade do século XX, temos uma ênfase no ensino não presencial (EaD), pois a demanda pela escolarização é crescida em todo o mundo nos últimos dois séculos, segundo Rocha, 2007. Esta demanda é causada pela massificação da população e as situações que dificultam o ensino presencial, como por exemplo, as questões de espaços geográficos e demográficos, não favoráveis ao acesso a determinadas áreas, e outros fatores são o tempo e o custo para freqüentar as instituições de ensino.
Todas essas questões foram responsáveis para que as políticas públicas focalizassem a educação a distância e a consolidassem dentro da legislação nacional, como uma modalidade de ensinar e aprender, como meio de educação, como afirma Rocha, 2007.
E foi assim então, com a evolução dos meios de comunicação que o ensino da EaD é sem fronteiras, que permitiu dentro das estruturas sociais, que fazem assim esta grande evolução na área da ciência e da tecnologia, que auxiliam no processo educacional. Foi então descoberto o caminho para a educação a distância a partir do momento em que as pessoas já podiam estudar sem a presença física do professor, através dos diversos meios de comunicação.
No século XX, se acentua a expansão da EaD pelo mundo, devido ao surgimento das ferramentas tecnológicas que dão suporte e possibilidades de levar os conteúdos educacionais e culturais direcionados a esta modalidade de ensino. Os meios de comunicação utilizados por essa modalidade podem ser desde os mais antigos até os mais modernos, como: Correspondência, correio terrestre e aéreo, telégrafo, fax, telefonia, imprensa, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador, internet e etc.

OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Com a globalização e as políticas neoliberais durante as últimas décadas vêem crescendo o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), atingindo assim a vários setores da sociedade. Hoje, seu uso vem se tornando essencial e consistente em todas as áreas de mercado e economia mundial. A educação acompanha essas políticas neoliberais e passa por mudanças significativas. Boa parte do conhecimento produzido até hoje já podemos ter acesso via internet. Podemos contar com uma enciclopédia universal, onde todos podem escrever. A internet virou o maior banco de conhecimento do mundo. Com esta poderosa ferramenta tecnológica, as propostas de governo sobre a EaD podem ser efetivadas, e assim ter uma redução de investimento na educação, já que na medida em que cresce a população, as ofertas de vagas precisam aumentar, para atender a esta demanda. A expansão das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) é possível, hoje, porque foram alçadas (pelo mercado e pelo poder). É o que declara Balãno, 2007).
Com o avanço tecnológico e a criação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para interface “www” foi criado assim um novo recurso para a troca de informações, sendo realizada uma aprendizagem de rápido acesso, em qualquer tempo e lugar, estando conectado com o mundo. Estes ambientes virtuais nos trazem acesso a conteúdos diversos e bibliotecas virtuais. São recursos modernos que facilitam e dão auxílios as pesquisas, por possuírem uma diversidade de fontes, como nunca vista antes. Estas ferramentas são significativas na integração virtual entre profissionais do ensino-aprendizagem, como afirma Vasconcelos, 2008.

O pleno desenvolvimento da EaD como modalidade formativa tem um marco de ruptura acentuado a partir dos anos 90, uma vez que há uma transformação significativa no próprio conceito de “distância”, ou seja, antes, se o termo designava a separação física entre o aluno e o professor, com o advento da internet, passa a significar integração virtual entre agentes do processo ensino-aprendizagem. (VASCONCELOS, 2008, p.210).

QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS AINDA EXISTENTES NA EAD?

De acordo com alguns comentários sobre esta questão podemos observar que ainda existentes muitos pontos negativos em relação a esta modalidade, assim como também existentes pontos bem favoráveis, ao se tratar das novas tecnologias que ajudam a melhorar a qualidade do ensino.

Existem dificuldades consideráveis para grande parte dos alunos desta modalidade, como por exemplo: a falta de PCs, e recursos financeiros para os alunos de baixa renda; falta de proteção e deficiência dos equipamentos; falta de tempo dos professores para elaborar tarefas, estudar, discutir e a aplicabilidade das informações; a necessidade de computadores modernos de alta velocidade para desenvolver de forma rápida e eficiente os trabalhos online e outras.
Os objetivos alcançados pela a EaD foram: o aumento considerável de alunos no ensino superior por essa modalidade, possibilitando assim que a educação possa ser cada vez mais acessível à população, pois a demanda aumenta a cada dia. As pessoas buscam qualificação e informação, se integram neste ensino dentro da mesma perspectiva de sucesso profissional e educacional em relação à educação presencial. A EaD está dentro destas perspectivas de levar educação a mais pessoas, e uma educação de qualidade, dentro das leis educacionais, que dão ênfase de aprovação e reconhecimento tanto para a presencial, como para a distância.
Referências:
SILVA, Maria Neide sobral da. RUIZ, Flora Alves. Educação a Distância. Educação sem Distância. Livro 1. São Cristóvão/Se: CESAD (centro de educação superior a distância-UFS). 2007.
VASCONCELOS, Juliene Silva. A Educação a Distância/EaD e o contexto Educacional Brasileiro Pós-LDB. In: SILVA, Maria Vieira. MARQUES, Mara Rúbia Alves (orgs.). LDB:balanços e perspectivas. Campinas, SP: Ed.Alínea, 2008. p.205-224.






7 comentários:

  1. Todos os sistemas de educação tem seus defeitos e dificuldades, apesar de tudo que acontece com a falta de estrutura da Ead, ainda acredito sim que a competência daqueles que desenvolvem e cuidam desse sistema não vai deixar que eles morram na praia! É um sistema que tem TUDO para dar certo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente
    nenhuma novidade vem acompanhada com a aprovação de todos, assim com está acontecendo com a EaD, que também tem muitos erro e virtudes, todavia, o sistema só tende a se modernizar e melhorar o processo de ensino em todo mundo. Claro que não acho que vai substituir a boa e velha sala de aula, mas já tem conquistado seu espaço por todo o mundo, mostrando que é uma novidade que veio pra ficar!

    ResponderExcluir
  3. Bem, como oriunda de vestibular para EAD, tenho uma visão diferente sobre o ensino ali ministrado. Fiz o vestibular em um polo da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). O polo em qustão foi muito bem estruturado, tinhamos a sala de informática, um tutor presente, e nossos seminários e palestras contavam com a presença mensal de um professor da disciplina ministrada. As instituições que não são apropriadas tem que ser melhores avaliadas para que cumpram seu propósito.Mas, ainda assim, tenho minha opinião pessoal sobre ensino e aprendizagem, quem quer aprender tem que correr atrás. As disciplinas que são ministradas, certas vezes dão um leve esboço daquilo a que se propõem e se voce não fizer da sua aprendizagem uma fonte de pesquisa, certamente ficará sem conteúdo. Isso acontece em qualquer curso, à distância ou presencial. Falhas sempre existem.
    Entendi bem a colocação de Arquibaldo, e seu descontentamento mas as maracutaias e oporutnidades que são dadas a certas pessoas em certos cargos, acontecem em todo parte de nosso imenso Brasil. O que conta em certas ocasiões, não é o conhecimento cultural, e sim o conhecimento pessoal (politico). Enquanto não se formar na mente humana, o principio da lealdade aos bons principios, e valor à Educação, estes incidentes vão continuar acontecendo, professores fazendo da educação um cabide de emprego.

    ResponderExcluir
  4. O blog é bastante interessante por tratar de um tema tão polêmico quanto a Educação a Distância, que como toda e quaquer novidade não é muito bem aceita por todos, mas aos poucos essa nova modalidade de vem conquistando a credibilidade de muitas pessoas que antes não acreditavam no método de ensino da EaD. Danielle

    ResponderExcluir
  5. Claro que este tema EaD tem os seus pontos positivos e também negativos, é um tema muito polêmico e atual. No meu ponto de vista, esse sistema não é algo ruim, mas é preciso que se trabalhe de maneira eficaz e que proporcione uma aprendizagem que seja confiável e que não atrapalhe o futuro profissional.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que ainda há falhas nesse sistema de ensino à distância, porém, temos que levar em conta que ele traz benefícios para aqueles que por diversos motivos não podem ter aulas presenciais. Parabéns o grupo conseguiu destacar bem isso!!!
    Lucilene Bezerra.

    ResponderExcluir
  7. A educação a distancia tem seus pontos positivos e negativos, mas pra ela dar certo e ser levada a serio precisa do empenho de professores e alunos.é uma metodologia nova que aproxima e ajuda pessoas que não podem frequentar uma faculdade presencial todos os dias, o ensino EAD pode trazer muito conhecimento e aprendizado

    ResponderExcluir

Comentários das apresentações dos blogs dos nossos colegas.



AULA DIA 13/11/2009.

I - GRUPO
TEMA DO BLOG: EaD O SUCESSO DEPEDENDE DE VOCÊ
Foi discutido pelo nosso grupo as questões relacionadas a esta modalidade de ensino e sua evolução acompanhando as tecnologias atuais, onde podemos entender como a tecnlogia faz parte do nosso cotidiano. fala da EAD, e suas vantagens e desvantagens que a educação a distância tem, no que ela ajuda e no que ela atrapalha na carreira profissional de uma pessoa.

II - GRUPO
TEMA DO BLOG: O CINEMA VAI À SALA DE AULA

É enfatizada a utilização desses recursos tecnológicos e cinematográficos para auxiliar na aprendizagem em sala. trazendo assim uma aula mais prazerosa e interessante para as crianças e adolescentes. Selecionando filmes que tenham relações com o conteúdo esquematizado para cada turma. Com isso as aulas não fiquem monótonas e com a visualização é mais armazenado na mémoria dos mesmos.

III - GRUPO
TEMA DO BLOG: O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Ressaltaram a importância da tecnologia, e sua utilização na Educação Inclusiva, e como ela os auxiliam, assim como auxiliar a todos nós, mas para as pessoas com necessidades educativas especiais elas estão cada ve mais sendo programadas para auxiliar ainda mais pessoas com diversas necessidades. Essas pesquisas nos revelam que pessoas e iniciativas públicas estão cada vez mais buscando melhorar a qualidade de vida destas pessoas especiais se apropriando as novas tecnologias, e melhorando o acesso da Educação Inclusiva pelas mesmas.


AULA DIA 20/11/2009.

I- GRUPO:
TEMA DO BLOG: NOVAS MANEIRAS DE ENSINAR
. Inovações tecnológicas para a educação onde o computador conectado à rede é uma maneira muito ampla para o educador explorar a busca do conhecimento dos seus alunos.
. As inovações mais usadas são: O computador, dvd, câmaras digitais, datashow, retroprojetor, a televisão, o rádio e etc. Estas inovações podem e devem ser utilizadas na sala de aula, pois é uma forma atrativa para os alunos de todas as séries.
. Ambiente educacional rico em tecnologias: A busca do sentido.
. A educação e tecnologias precisam se encontrar no Brasil.
. Uma pesquisa:alunos afirma que alguns professores não utilizam as tecnologias em sala de aula (50%)
. É relatado que a nossa realidade está mudando e devemos aplicar as tecnologias.
. O grupo utilizou slides falando sobre a importância da tecnologia na sala de aula.


II - GRUPO:
TEMA DO BLOG: CANTINHO DA CORUJA
.Foi apresentado um slide interessante. O objetivo é proporcionar a interação dos alunos.
.Foi relatado na apresentação que crianças, adolescentes estão bem atualizados com as tecnologias, onde existe pessoa que ainda não consegue dominar essa área.
.Foi aplicado os links sobre educação.

III- GRUPO:
TEMA DO BLOG: PONTO EDUCACIONAL

Apresentado por Douglas Alves, que utiliou slides sobre a construção do conhecimento, que enfatizou os avanços tecnológicos como processo de ensino-aprendizagem, ferramentas on-line como ambientes virtuais, redes sociais onde redes permitem a divulgação de trabalhos, participações em fóruns etc.

AULA DIA 27/11/2009.

I - GRUPO:
TEMA DO BLOG: INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Enfatizaram o envolvimento e curiosidade da criança em relação as novas tecnologias, em especial ao computador. Também falou-se sobre a problemática que existe sobre os professores que resistem a aprender e usar as tecnologias em seus trabalhos com as crianças, ou seja, na educação infantil. É preciso que haja essa interação entre o professor e a criança no uso das tecnologias, assim como toda a equipe da escola precisa se envolver nessa inovação. o laboratório de informática podem ser usado para várias pesquisas,com todas as matérias e não somente para ensinar a manusear a máquina. È importante porém ter cuidado com o ecesso do uso do computador e saber selecionar o conteúdo para a criança.

II - GRUPO
TEMA DO GRUPO: DESENVOLVENDO HABILIDADES

Este grupo traz a temática de como trabalhar a língua estrangeira no ambiente virtual.
Interrogação sobre a prática oral no caso da língua estrangeira. Questões virtuais desde cedo, cada vez mais as crianças estão acessando as tecnologias com grande habilidade. As perspectivas das habilidades de trabalhar o ensino de línguas estrangeiras no ambiente virtual. O grupo trouxe um vídeo com autoria de Robson, um dos integrantes, onde ele faz uma entrevista com uma colega recém formada da modalidade EaD do curso de espanhol pela UNIT. Onde ele vai discuti as questões relacionadas à sua formação e as comparações com as técnicas usadas na educação a distância.

GRUPO III
TEMA DO BLOG: INSTRUMENTO EDUCATIVO

Falaram sobre a importância que têm as tecnologias, pois é possível armazenar milhares de conteúdos e com rápido acesso, ou seja, os conteúdos estão organizados e salvos para serem encontrados a qualquer momento. Os trabalhos produzidos podem ser vistos por inumeras pessoas em todo mundo. E ainda podemos postar vídeos, mensagens, fotos, artigos, amigos, comunidades e diversos outros recursos de interação. O blog é uma pasta virtual, assim como outros programas e sites da internet. Foi ressaltado que é preciso ter cuidados com os direitos autorais.

GRUPO IV:
TEMA DO BLOG: FONTES E BIBLIOTECAS VIRTUAIS

Estes recursos virtuais veêm ajudando na carência das bibliotecas nacionais. Diminui a distância e a inclusão digital.
As vantagens: O rápido acesso, a preservação do material, custo mais barato, e pode ser enriquecido o conteúdo.

O colega Francisco Pitanga não apresentou seu blog, mas damos os nossos parabéns, pois está bem interessante seu trabalho de realização e construção de seu blog.