sexta-feira, 6 de novembro de 2009

EAD ( Educação à distância)

Por: Arquibaldo Santos Andrade

Nunca acreditei em EAD (Educação à distância), pois penso que as pessoas que fazem estes cursos oferecidos por esta modalidade de ensino não adquirem o conhecimento desejado das disciplinas oferecidas, pois nesse modo de ensino na aprendizagem não existe o contato diário com o professor e aluno prevalece,

A ruptura com o modelo de professor tradicional, transmissor do saber, e a tendência cada vez mais forte dele torna-se o parceiro no processo de construção do conhecimento. Neide Sobral (2007)

Por isso sinto certa ressalva em assimilar tal modalidade de ensino, mas procurando quebrar o pré - conceito fui à busca da História do EAD no Brasil e pude ver que ela surgiu na década de XX como aponta Silva Rocha (2007)
O marco inicial de EAD no Brasil é considerado a criação em 20 de Abril de 1923, por Roquete Pinto e Henry Morize, Cientistas e pesquisadores da academia Brasileira de ciências, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e, com ela, a implantação de um plano sistemático educacional, levar educação e cultura a todos lares brasileiros eram os objetivos.

Daí a EAD segue sua trajetória radio, impresso TVs e PCs com vários projetos de educação pelo rádio destacando-se o de Anísio Teixeira com o projeto Rádio Escolar com praticante todos os cursos de ensino fundamental e médio como destaca Florisvaldo Silva (2007) que desencadeia a educação por correspondência modalidade caracterizada geralmente, pelo envio e recebimentos de material instrucional por via postal. O terceiro a TV trouxe as imagens visual para auxiliar na formação de professores nas escolas que segundo Berger,
Exige o enfrentamento de inúmeros obstáculos. Além das escolas não estarem preparadas para lidarem com a descentralização das decisões tão presente no modelo neoliberal, essa forma de agir terminar por proporcionar “medo”, entre seus atores.

Além do que Berger já alerta que na TV escola os gastos de instalação, manutenção e segurança dos equipamentos, infra - estrutura envolvendo recursos humanos e físicos era de responsabilidade dos municípios, o que foi um aspecto que comprometeu o êxito do projeto. O que me leva a pensar nas palavras de Carlos Aberto,
É preciso esclarecer que baixo custo talvez seja a operacionalização, pois a implantação de uma rede de alta velocidade que suporta em tempo real videoconferências com boas resoluções no ensino a distancia, entre outro o certo ainda é muito alto e não encontrar ressonância numa verdadeira política de educação publica que priorize a formação de homem como trabalhador, pesquisado e cidadão, que construa seus conhecimentos não só a partir das oportunidades propiciados por usos tecnológicos, mas também pelas mediações de professores e sua aprendizagem.

Com isso quero dizer que hoje com nova roupagem a EAD ganha destaque na oferta de ensino superior ao tempo em que é alvo de acirrados debates quanto a sua qualidade de ensino e quantidade de ofertas e seu custo operacional. Pontos que tentarei abordar no decorrer deste artigo, O primeiro é qualidade em ensino,que segundo Moran,
O ensino de qualidade envolve muitas variáveis:
• Organização inovadora, aberta, dinâmica. Projeto pedagógico participativo.
• Docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente. Bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais.
• Relação efetiva entre professores e alunos que permita conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los.
• Infra-estrutura adequada, atualizada, confortável. Tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas.
• Alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.
Por isso se consideramos as variáveis apontadas por Moran o ensino á distancia de qualidade será utópico, somente se for gerido pelo poder público, pois analisando á história da educação a distancia no Brasil já vimos “com a TV escola não deu certo” onde o custo de transmissão e equipamentos é muito baixo por ser um canal aberto, ao contrário da tecnologia computacional que avança digamos que a cada segundo e requer atualização permanente com,
o desenvolvimento de uma cultura tecnológica que promova a atuação dos profissionais em ambientes virtuais. Trata-se de estruturar equipes interdisciplinares constituídas por educadores, profissionais de design, programação e desenvolvimento de ambientes computacionais para EAD, com competência na criação, gerenciamento e uso desses ambientes.Bianconcini(2002)

Quanto a quantidade de acesso ao ensino superior já estar comprovada pelo MEC com um aumento de mais de 100% nesta oferta de ensino de 2001à 2008. Isso devido as políticas públicas do atual presidente do Brasil a qual versa sobre inclusão social que gerou o aumento no acesso as universidades e falta de profissionais que dominem as disciplinas oferecidas e as TICs nesta modalidade de ensino. Fazendo com que o custo operacional consista em qualificação permanente dos professores e atualização constante dos microcomputadores.
Referencias bibliográficas:
Livros
VASCONCELOS, Juliene Silva. Capitulo 9 A educação a Distancia/EAD e o Contexto educacional brasileiro Pós LDB.In Silva, Maria,Vieira.MARQUES,Maria Rúbia marques Alves.(ONGs.) LDB:balanços e perspectivas. Campinas, SP: Ed.Alinea,2008. P.205-222SILVA, Maria Neide Sobral. Educação á distancia. Educação sem distanciacopyright2007. P, 08-80
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. (2002).P 2 Educação à distancia no Brasil: diretrizes políticas, fundamentos e práticas

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Comentários das apresentações dos blogs dos nossos colegas.



AULA DIA 13/11/2009.

I - GRUPO
TEMA DO BLOG: EaD O SUCESSO DEPEDENDE DE VOCÊ
Foi discutido pelo nosso grupo as questões relacionadas a esta modalidade de ensino e sua evolução acompanhando as tecnologias atuais, onde podemos entender como a tecnlogia faz parte do nosso cotidiano. fala da EAD, e suas vantagens e desvantagens que a educação a distância tem, no que ela ajuda e no que ela atrapalha na carreira profissional de uma pessoa.

II - GRUPO
TEMA DO BLOG: O CINEMA VAI À SALA DE AULA

É enfatizada a utilização desses recursos tecnológicos e cinematográficos para auxiliar na aprendizagem em sala. trazendo assim uma aula mais prazerosa e interessante para as crianças e adolescentes. Selecionando filmes que tenham relações com o conteúdo esquematizado para cada turma. Com isso as aulas não fiquem monótonas e com a visualização é mais armazenado na mémoria dos mesmos.

III - GRUPO
TEMA DO BLOG: O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Ressaltaram a importância da tecnologia, e sua utilização na Educação Inclusiva, e como ela os auxiliam, assim como auxiliar a todos nós, mas para as pessoas com necessidades educativas especiais elas estão cada ve mais sendo programadas para auxiliar ainda mais pessoas com diversas necessidades. Essas pesquisas nos revelam que pessoas e iniciativas públicas estão cada vez mais buscando melhorar a qualidade de vida destas pessoas especiais se apropriando as novas tecnologias, e melhorando o acesso da Educação Inclusiva pelas mesmas.


AULA DIA 20/11/2009.

I- GRUPO:
TEMA DO BLOG: NOVAS MANEIRAS DE ENSINAR
. Inovações tecnológicas para a educação onde o computador conectado à rede é uma maneira muito ampla para o educador explorar a busca do conhecimento dos seus alunos.
. As inovações mais usadas são: O computador, dvd, câmaras digitais, datashow, retroprojetor, a televisão, o rádio e etc. Estas inovações podem e devem ser utilizadas na sala de aula, pois é uma forma atrativa para os alunos de todas as séries.
. Ambiente educacional rico em tecnologias: A busca do sentido.
. A educação e tecnologias precisam se encontrar no Brasil.
. Uma pesquisa:alunos afirma que alguns professores não utilizam as tecnologias em sala de aula (50%)
. É relatado que a nossa realidade está mudando e devemos aplicar as tecnologias.
. O grupo utilizou slides falando sobre a importância da tecnologia na sala de aula.


II - GRUPO:
TEMA DO BLOG: CANTINHO DA CORUJA
.Foi apresentado um slide interessante. O objetivo é proporcionar a interação dos alunos.
.Foi relatado na apresentação que crianças, adolescentes estão bem atualizados com as tecnologias, onde existe pessoa que ainda não consegue dominar essa área.
.Foi aplicado os links sobre educação.

III- GRUPO:
TEMA DO BLOG: PONTO EDUCACIONAL

Apresentado por Douglas Alves, que utiliou slides sobre a construção do conhecimento, que enfatizou os avanços tecnológicos como processo de ensino-aprendizagem, ferramentas on-line como ambientes virtuais, redes sociais onde redes permitem a divulgação de trabalhos, participações em fóruns etc.

AULA DIA 27/11/2009.

I - GRUPO:
TEMA DO BLOG: INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Enfatizaram o envolvimento e curiosidade da criança em relação as novas tecnologias, em especial ao computador. Também falou-se sobre a problemática que existe sobre os professores que resistem a aprender e usar as tecnologias em seus trabalhos com as crianças, ou seja, na educação infantil. É preciso que haja essa interação entre o professor e a criança no uso das tecnologias, assim como toda a equipe da escola precisa se envolver nessa inovação. o laboratório de informática podem ser usado para várias pesquisas,com todas as matérias e não somente para ensinar a manusear a máquina. È importante porém ter cuidado com o ecesso do uso do computador e saber selecionar o conteúdo para a criança.

II - GRUPO
TEMA DO GRUPO: DESENVOLVENDO HABILIDADES

Este grupo traz a temática de como trabalhar a língua estrangeira no ambiente virtual.
Interrogação sobre a prática oral no caso da língua estrangeira. Questões virtuais desde cedo, cada vez mais as crianças estão acessando as tecnologias com grande habilidade. As perspectivas das habilidades de trabalhar o ensino de línguas estrangeiras no ambiente virtual. O grupo trouxe um vídeo com autoria de Robson, um dos integrantes, onde ele faz uma entrevista com uma colega recém formada da modalidade EaD do curso de espanhol pela UNIT. Onde ele vai discuti as questões relacionadas à sua formação e as comparações com as técnicas usadas na educação a distância.

GRUPO III
TEMA DO BLOG: INSTRUMENTO EDUCATIVO

Falaram sobre a importância que têm as tecnologias, pois é possível armazenar milhares de conteúdos e com rápido acesso, ou seja, os conteúdos estão organizados e salvos para serem encontrados a qualquer momento. Os trabalhos produzidos podem ser vistos por inumeras pessoas em todo mundo. E ainda podemos postar vídeos, mensagens, fotos, artigos, amigos, comunidades e diversos outros recursos de interação. O blog é uma pasta virtual, assim como outros programas e sites da internet. Foi ressaltado que é preciso ter cuidados com os direitos autorais.

GRUPO IV:
TEMA DO BLOG: FONTES E BIBLIOTECAS VIRTUAIS

Estes recursos virtuais veêm ajudando na carência das bibliotecas nacionais. Diminui a distância e a inclusão digital.
As vantagens: O rápido acesso, a preservação do material, custo mais barato, e pode ser enriquecido o conteúdo.

O colega Francisco Pitanga não apresentou seu blog, mas damos os nossos parabéns, pois está bem interessante seu trabalho de realização e construção de seu blog.